sábado, 1 de março de 2014

Geocaching- Caça ao tesouro com GPS parte 1

O surgimento de GPS portáteis provou demonstrar um grande potencial para a prática de atividades de aventura. À medida que os avanços tecnológicos tornavam estes equipamentos mais precisos e fiáveis, acabaram por permitir funcionalidades até então inexistentes como encontrar pontos exatos num local. Para provar tal capacidade de um GPS e convencer os cépticos das potencialidades de tal equipamento, Dave Ulmer, um consultor informático entusiasta de GPS, decidiu fazer uma experiência escondendo uma caixa numa floresta perto da sua casa e marcando esse ponto no seu GPS com as coordenadas específicas do local. Divulgou essas coordenadas através da Internet e criou a ideia simples de um jogo então chamado "Great American GPS Stash Hunt". O jogo era simples, consistia em conseguir encontrar a sua caixa, utilizando apenas um GPS portátil para localizar as coordenadas, uma vez encontrada a caixa havia apenas uma regra, se tirasse qualquer coisa colocava outra de volta. Em poucas semanas várias pessoas afirmaram pela Internet que haviam encontrado a caixa, aumentando a popularidade do jogo, e heis então que surgiu o GeoCaching.

Para mais informações da história do surgimento do GeoCahing podem consultar o link abaixo: (escrito em Inglês)

http://www.geocaching.com/about/history.aspx

O que é o GeoCaching?


Como referido anteriormente, o Geocaching trata-se de um jogo em espaço real de caça ao tesouro através da utilização de um dispositivo GPS. Este jogo é jogado através de uma comunidade com acesso às várias "Caches" (nome designado às caixas escondidas) espalhadas pelo mundo inteiro.

Após o descarregar das coordenadas das Caches para o GPS, segue-se então a busca das mesmas, podendo estas estar escondidas nos mais diversos locais imagináveis. Cada Cache por sua vez possui no seu interior um logbook para registar a presença dos Geocachers que a encontraram, e podem conter diversos brindes, podendo ser estes últimos qualquer coisa que possa ser considerado de interesse. Caso seja retirado um brinde é necessário que este seja reposto por um outro brinde qualquer.

O jogo tem por objectivo a descoberta de novos locais e a partilha de experiências, razão pela qual as caches normalmente estão escondidas em locais de interesse específico.


Sendo este o conceito básico do jogo, existem contudo diferentes tipos de Caches a serem encontradas de forma a proporcionar diferentes níveis de dificuldade.

Tipos de Caches:

Cache tradicional-São as caches mais comuns e consistem basicamente num recipiente de tamanho e tipo variado (caixa, contentor, tupperware, etc) com um logbook no seu interior. Consoante o tamanho do recipiente poderá ter ou não brindes. São representadas no mapa de Geocaching através do símbolo:
Cache mistério- São caches que requerem o desvendar de um puzzle ou enigma para serem encontradas. Normalmente as coordenadas da sua localização podem estar encriptadas, ou ser necessário a solução de um puzzle no local para as conseguir encontrar. Em algumas Caches mistérios poderá ser necessário encontrar diversas pistas espalhadas por sua vez em outro tipo de caches. São representadas no mapa de Geocaching através do símbolo:


Multi-Cache-São caches cuja descoberta implica a descoberta de dois ou mais locais, existindo na localização final um recipiente com um logbook no interior. Podem existir diversas variações mas em geral é necessário encontrar a primeira localização onde se encontra uma pista para encontrar a segunda localização, que por sua vez terá uma pista para encontrar a terceira e por aí fora até encontrar a localização final da cache. São representadas no mapa de Geocaching através do símbolo:


EarthCache-São locais de carácter geológico especial, ou seja que tenham alguma particularidade geológica interessante pela qual se possa descobrir algo sobre a geomorfologia do local. As típicas EarthCahes não contêm nenhum tipo de recipiente a cache em si é o acidente geológico do local, pode ser uma pedra, gruta, etc. Normalmente as páginas da Internet associadas ao download das coordenadas da cache são acompanhadas com notas educacionais sobre o processo geomorfológico em questão e para se realizar o log da sua descoberta é necessário responder a determinadas questões observando o local geológico, São representadas no mapa de Geocaching através do símbolo:



Estas são os 4 tipos de Caches mais comum a nível mundial, existindo contudo vários outros tipos de cache de carácter bastante específico e que exigem abordagens diferentes ao jogo do Geocaching. Muitas delas foram criadas à pouco tempo sendo por isso raras e algumas limitadas apenas aos EUA (local de onde surgiu o Geocaching). Contudo para os interessados podem ver a lista completa de todas as Geocaches oficiais existentes através deste link para o site de Geocaching.com:




Como Jogar?

Para se iniciar no mundo do Geocaching a primeira coisa a fazer antes de começar as vossas novas aventuras é registarem-se no site oficial do Geocaching ( http://www.geocaching.com/  ) . Criando o vosso perfil poderão então registar todas as caches que encontrarem, e através do site poderão fazer o download das coordenadas das caches que pretendem encontrar directamente para o vosso GPS.  Teoricamente poderia ser possível praticar Geocaching sem a utilização de um dispositivo GPS, localizando as coordenadas das caches num mapa militar, mas além de este método ser muito menos preciso e muito mais complicado de encontrar o local exacto no terreno, desvirtua todo o conceito do jogo. O Geocaching foi feito para ser praticado através de GPS e como tal requer um dispositivo GPS móvel. O mais comum e mais indicado para a prática assídua de Geocaching são os GPS de aventura, dispositivos do tamanho de um telemóvel resistentes ao choque e podendo ser inclusive à prova de água.






 Os mais recentes são bastante fiáveis a nível de precisão e permitem a utilizar de mapas no terreno para facilitar a navegação, contudo costumam ser um pouco caros, não indo abaixo dos 150 euros. Contudo, com o surgimento da era dos smartphones e telemóveis com GPS incorporados, já é possivel realizar Geocaching com o smartphone. Para tal é necessário instalar uma aplicação para o efeito, existindo várias possíveis de utilizar, todas elas tem em comum a vantagem de não ser necessário de fazer o download directo do site das coordenadas das caches. Em geral possuem elas próprias o mapa do Geocaching mundial disponível online, sendo necessário arquivar somente as caches para poderem ser encontradas sem ter que tar ligado à internet. Para dispositivos Android recomento a aplicação c:geo , que além de ser gratuita possui todas as funcionalidades da aplicação oficial da Geocaching.com e possui inclusive a possibilidade de registar o log das caches directamente para o site através da aplicação. Para quem tiver interessado em experimentar vai aqui um link para o download da aplicação:



Uma vez possuindo um dispositvo GPS móvel, o próximo passo será então de fazer o download das caches a encontrar. Para tal a melhor forma é de ir ao mapa mundial das caches.


A partir daí é possível ver todas as caches existentes no mundo, aceder às características de cada uma, ver quem as descobriu, dicas para a sua descoberta e por fim fazer o download das suas coordenadas.
Tendo já os pontos marcados no GPS estamos prontos então para ir para o terreno.

É sempre bom contudo reconhecer bem o local no mapa e ver as características das caches como a dificuldade que referem-se se são fáceis ou não de encontrar (mais ou menos camufladas no terreno) ou se são fáceis ou não de alcançar (em sítios mais ou menos acessíveis), ao tamanho ( que varia entre micro, pequeno, médio e grande) e às condições do local (paisagem protegida, parque sujeito a horários, estacionamento, entre outras informações úteis e relevantes).

Estes são os conhecimentos básicos e essenciais para a prática de Geocaching, mas para o próximo artigo irei abordar dicas mais aprofundadas sobre como encontrar as caches, planear uma aventura de geocaching e outras informações úteis. Estejam atentos!! 






Sem comentários:

Enviar um comentário