Uma actividade de aventura é qualquer actividade que envolva algum risco associado. Como tal, saber estar bem preparado para qualquer situação é o primeiro passo para ter-se sucesso na actividade.
Qualquer actividade que exija risco na sua prática é sempre necessário realizar uma gestão do risco de modo a medir o que está em causa. Os riscos podem ser eliminados ou diminuídos abordando diversos metodos de controlo do mesmo. Consoante os factores de risco posso então ver qual a melhor estratégia para conseguir minimizar o risco total, por exemplo:
Vamos imaginar que vamos fazer uma caminhada no campo ao pé da nossa casa.
Primeiro factor de risco-Nosso estado físico; consoante a exigência do esforço que vamos realizar é sempre fundamental ver se possuímos as capacidades físicas para o fazer, pois se não as possuímos é impossível ter sucesso. Para tal é muito importante saber quais são os nossos limites, o que por si pode ser um paradigma pois nunca poderemos saber os nossos limites sem os alcançarmos e nunca o poderemos alcançar sem exigirmos tudo de nós mesmos. Em casos de actividades de carácter bastante radical ou de exigência física extrema esta constatação é bastante importante, contudo vamos imaginar que é apenas uma simples caminhada ligeira sem grandes desníveis.
Segundo factor de risco-Nosso estado mental/psicológico; o nosso corpo pode estar a funcionar a 100% mas se o nosso estado de espírito é negativo não poderemos ter sucesso. Para embarcar em qualquer actividade de risco é sempre necessário estar mentalizado para aceitar os possíveis riscos que daí poderão ocorrer, por muito pequenos e insignificantes que estes possam ser. Se não estamos mentalmente preparados para isso mais vale ficarmos por casa nesse dia. Escusado será de dizer que quanto maior o risco associado maior terá de ser a nossa predisposição mental para o enfrentar. mas vamos supor que sendo uma caminhada ligeira numa zona rural calma não envolve grandes riscos.
Terceiro factor de risco-Necessidades fisiológicas; para manter o nosso corpo e mente a funcionar com eficácia necessitamos de salva guardar as nossas necessidades fisiológicas e estas incluem comer, beber, dormir e ir à casa de banho, assim como assegurar que não passamos frio nem calor. Como tal ao prepararmo-nos para a nossa actividade devemos ter em conta a duração da mesma e as condições climatéricas. Em condições climatéricas normais devemos comer de 2 em 2 horas e beber água em intervalos de 15 minutos, variáveis consoante o esforço físico. Se esta frio é bastante importante estar bem agasalhado, se esta calor e sol forte é igualmente importante proteger a cabeça e usar creme protector. Por fim se for necessário pernoitar é importante assegurar que transportamos o material necessário para dormirmos confortavelmente. Dormir bem ou dormir mal faz toda a diferença entre recuperar as energias ou atingir a exaustão. No que toca a ir à casa de banho é importante ter o material necessário para o fazermos em higiene, em climas mais quentes isto poderá fazer a diferença entre permanecer saudável ou não. Mas vamos supor que a nossa caminhada irá durar cerca de duas horas e está um dia de sol de primavera.
Quarto factor de risco-Obstáculos; depois de assegurar-mos que estamos física e mentalmente preparados para a actividade que vamos realizar, e que possuímos todo o material necessário para nos manter-mos assim, chegou a hora de ver os obstáculos que vamos enfrentar e que materiais extra posso levar para ajudar a superá-los. Os obstáculos podem ser de todas as formas e feitios, como chuva, noite ou pouca visibilidade, rios e lagos, montanhas e falésias, pedras, árvores, tudo poderá ser um obstáculo dependendo de como interfere ou não com a actividade a realizar. E como tal existem sempre formas de os superar. Vamos imaginar que a nossa caminhada vai decorrer as cinco da tarde e que pode ou não chover ao fim do dia.
Após analisar os diversos factores de risco vamos então ver como nos poderíamos preparar para a nossa caminhada. Sendo uma caminhada ligeira de apenas duas horas sem grandes obstáculos apenas teríamos de levar um cantil de água e um pequeno lanche, por se realizar às cinco da tarde seria aconselhável levarmos uma lanterna caso voltássemos ao anoitecer e um corta-vento impermeável para o caso de chover.
Isto foi uma simples caminhada, mas quanto mais complexa a actividade mais preparação ela requer e provavelmente mais equipamento de modo a ser feita em segurança. Mas seja qual for a actividade a efectuar deveremos sempre ter em conta estes quatro factores de risco e adapta-los à nossa situação.
Por isso da próxima vez que planearem fazer uma actividade de aventura ou ao ar livre, por muito insignificante que seja percam o tempo necessário para preparar bem a actividade, e isso inclui verificar a meteorologia, verificar o terreno e antever qualquer situação que possa surgir.
Sem comentários:
Enviar um comentário